Daniel no Rádio




A atividade turística de Pernambuco vem apresentando um bom desempenho diante de um cenário nacional de retração para o setor. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano, o estado de Pernambuco foi o único do Nordeste a apresentar um crescimento no Índice das Atividades Turísticas (IATUR). O crescimento foi de 6%, superando estados como Bahia, que cresceu 2,5%, e Ceará, com crescimento tímido de 0,4%, e o próprio país, que registrou queda de 7%.

Os números da receita gerada pelos serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas também sofreram impacto positivo. No acumulado dos três primeiros meses do ano, Pernambuco apresenta um índice de 12%, mais uma vez superior ao índice geral do país que teve crescimento de 0,2%, no mesmo período. Pernambuco também segue à frente na receita quando comparado a Bahia, com o índice de 9%, e Ceará, com índice de 8%.

"Pernambuco vem apresentando resultados expressivos no turismo. O setor é responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, um percentual superior, inclusive, ao de atividades como agricultura e agropecuária. O turismo vem sendo fortalecido através de ações promocionais diferenciadas na divulgação dos atrativos locais, captação de novos voos e capacitação profissional. O trabalho é diferenciado e o foco é sempre conquistar oturista", comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

A pesquisa do IBGE considera os componentes para formação do Índice de Atividades Turísticas (IATUR) as atividades como serviços de alojamento e alimentação, transportes terrestre, aquaviário e aéreo, além de serviços de agenciamento turístico, agência de viagens e operadoras. Com base no crescimento geral de Pernambuco no índice, é possível concluir que as empresas que trabalham nesses segmentos no estado vêm oferecendo mais serviços na área de turismo e que novas empresas que atuam no setor estão surgindo no mercado. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 19/07/2017 - 12:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 4.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4.0/5 (2 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Com a participação de usuários, profissionais de saúde e equipe gestora, a 9ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema 'Controle Social na construção de um SUS de qualidade para as cidadãs e cidadãos petrolinenses', encerrou nesta terça-feira (18).

O evento aconteceu na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE e teve como objetivo a elaboração de propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018/2021. Cerca de 250 pessoas participaram, durante dois dias, das discussões e elaboração de propostas.

A secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, ressaltou a importância desse momento para a saúde pública em Petrolina. "Foi muito gratificante porque nós conseguimos, nesses dois dias, elaborar muitas propostas para qualificar o atendimento de saúde do município. O mais importante é que foram propostas que vamos poder implementar durante os próximos anos. Durante o evento tivemos a certeza que estamos todos do mesmo lado, do lado do SUS e da saúde de Petrolina. Nosso plano está pronto", frisou.

A secretária Magnilde ainda ressaltou que esse ano de 2017 a gestão está trabalhando com o plano construído anteriormente, o que vem dificultando a execução de algumas atividades. "Estamos amarrados a determinadas propostas e não podemos fugir delas. Estamos trabalhando dentro do possível. Esse foi um ano muito difícil porque pegamos a secretaria muito debilitada, os postos precisando de reformas, faltando médico, remédios e estamos reconstruindo a saúde de Petrolina", ressaltou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edvaldo Landim, também destacou a participação da população na construção do plano. "Foi um momento democrático. Os participantes deram suas opiniões e os gestores conheceram um pouco mais da realidade da população, cada um colocou suas demandas, seus problemas e juntos construímos um plano que atendeu a todos", explicou.

Para o líder comunitário, Gilvan Vicente, a Conferência Municipal atingiu seu objetivo. " Enquanto líder comunitário e usuário da saúde pública posso afirmar que esse foi um momento importantíssimo. O evento foi muito bem organizado", concluiu. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 19/07/2017 - 11:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.0/5 (1 voto)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Apresentar ao público expressões musicais fortes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro. Esse é o foco do projeto nacional Sonora Brasil, do Sesc, que chega este ano a sua 20ª edição. Considerada a maior em circulação musical do País, a iniciativa aportou em Pernambuco para um circuito que vai acontecer de julho a novembro. A iniciativa traz para o Estado na primeira etapa do biênio 2017/2018 quatro grupos com o tema "Na pisada dos cocos". A programação foi aberta pelo Coco de Iguape, do litoral de Fortaleza, que passa por 14 cidades do Grande Recife, Agreste e Sertão.

"O projeto segue nosso princípio de dar acesso e difundir manifestações autênticas e tradicionais, como o coco, e aproximar os públicos que não têm a oportunidade de apreciar grupos de várias partes do Nordeste e de seus modos peculiares de fazer artístico em coletividade", afirma a professora de Artes do Departamento Regional do Sesc em Pernambuco, Sônia Guimarães. Após passar pelo Grande Recife e Agreste, o Sonora chega dia 21 de julho ao Sertão, começando por Triunfo. No dia 23, a apresentação acontece em Bodocó, seguida por Araripina (24) e Petrolina (25). O acesso é gratuito ao público.

A música do Coco de Iguape tem a estrutura de refrão fixo, apresentada pelo mestre e cantada pelos brincantes. Os instrumentos utilizados pelo grupo são o caixão, feito de madeira em forma de caixa, o ganzá e o triângulo, pouco encontrado no coco. A dança tem como característica ser mais pulada e acontece em pares, um de cada vez no meio da roda. No repertório, estão músicas como: "Café", "Diga Lá, Marino", "Meu navio é cergueiro", "Meu relógio deu hora" e "Helena". (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 19/07/2017 - 10:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 0.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0.0/5 (0 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Diante das especulações de que o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) poderia tomar o PMDB em Pernambuco, o presidente estadual da sigla no Estado e vice-governador, Raul Henry, afirmou que a agremiação "não possui uma cultura de intervenção em seus diretórios". O dirigente citou a situação do PMDB de Alagoas, onde o senador Renan Calheiros (PMDB) faz críticas robustas ao governo Temer e não sofreu nenhuma intervenção.

"O PMDB não tem essa cultura de intervenção nos seus diretórios. Perdemos fragorosamente uma eleição em 2010, sustentamos uma oposição de 20 deputados federais contra cinco e nunca se cogitou uma mudança no Estado. O PMDB é uma federação de partidos regionais. Nossa existência sempre contou com divergências", afirmou Raul Henry, em entrevista por telefone.

Sobre a articulação do presidente Michel Temer em cima das lideranças do PSB, Raul Henry se disse surpreso com as articulações e ponderou que o movimento "não é o melhor caminho para a convivência entre os partidos". (Blog da Folha)




Publicado por: Daniel Campos - 19/07/2017 - 09:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 4.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4.0/5 (3 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A comunidade do Rio Corrente recebe na noite desta quarta-feira um novo espaço para lazer, esportes e cuidados com a saúde. O prefeito Miguel Coelho inaugura, na noite desta quarta-feira (19), o Clube do Bairro Anderson Cardoso da Silva. A entrega do equipamento para os moradores do Rio Corrente ocorre às 18h30, na Avenida Tamarindo.

A obra teve investimento de R$ 474 mil e foi retomada em abril, após quase oito meses de abandono. A área de lazer foi construída com múltiplas utilidades destinadas a vários públicos. Entre os itens instalados estão brinquedos, aparelhos para exercícios, pista para caminhadas, quadra com piso de areia para esportes, mesas para jogos de tabuleiro, além de bancos para a população descansar.

Homenagem - O clube do bairro do Rio Corrente foi nomeado em homenagem a Anderson Cardoso da Silva. Era um dos moradores da localidade, que organizava campeonatos de futebol e outras atividades esportivas no local onde foi construído o equipamento público. Anderson foi vítima de um acidente de automóvel e será homenageado durante o evento de inauguração com a presença de seus familiares. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 19/07/2017 - 08:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.50/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.5/5 (2 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, assume o compromisso de participar do projeto "Movimento Compre do Pequeno Negócio". Em reunião, nesta terça-feira (18), o SEBRAE, CDL, Sindilojas, Senac e Agência do Empreendedor(AGE), discutiram algumas ações que serão realizadas em Petrolina nos meses de setembro e outubro, quando ocorrerá a ação.

A iniciativa faz parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, do SEBRAE, cujo objetivo é incentivar o cliente a fazer compras perto de casa, fortalecer a economia do seu bairro e estimular o crescimento de pequenos negócios em sua região. A ação tem como marco o dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa.

"Estamos começando a negociar as parcerias com as instituições para que possamos realizar um grande evento em nossa cidade com a realização de seminário, consultorias, ornamentação de ruas, entre outras ações", adiantou a gestora do SEBRAE Petrolina, Edneide Libório.

O diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim, também destacou a importância do apoio das entidades na realização das ações do Movimento. "O objetivo é fortalecer e desenvolver a economia local, por isso que reafirmamos a parceria com o SEBRAE e as demais instituições, pois, entendemos que o "Movimento" é mais um mecanismo de fomento e estímulo aos micro e pequenos empresários", destacou Sebastião. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 19/07/2017 - 07:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 4.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4.0/5 (3 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Pernambuco fechou o mês de junho com saldo positivo de 2.726 novos postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho. O setor que mais contratou no estado foi a da indústria da transformação, com 1.566 empregos criados.

O saldo positivo foi gerado pela diferença entre 30.600 contratações e 27.874 demissões, representando um crescimento de 0,22% em relação ao mês de maio. Outro setor que contribuiu de forma expressiva para este resultado foi a agropecuária, gerando 1.380 novas vagas de emprego. (FolhaPE)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 23:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.0/5 (4 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O iceberg gigante que se desprendeu na Antártica na última semana continua se deslocando para o mar aberto. Imagens de satélite mostram uma fenda entre o bloco de gelo de seis mil quilômetros quadrados, batizado de A-68, e a plataforma gelada Larsen C.

O satélite Deimos-1 capturou a imagem na sexta-feira (14), o que não é fácil nesta época do ano na Antártica, por causa de suas longas noites de inverno cobertas de nuvens. A espaçonave que conseguiu avistar o iceberg usou radares e sensores infravermelhos para superar essa limitação.

Até agora, o bloco de gelo, que tem uma área um pouco maior que o Distrito Federal e é um dos maiores já registrados, está se comportando como esperado por cientistas. Em teoria, ele deveria deslizar para o mar pelo declive formado pela ação de águas empurradas contra a costa pelos ventos do Mar de Weddell.

Mas por conta da força de Coriolis, produzida pela rotação da Terra, o iceberg é empurrado para a esquerda - o lado contrário - , e isto deve manter o bloco relativamente próximo à fronteira do continente gelado.

Na imagem do satélite Deimos, parece que um bloco de "gelo permanente" (a área de mar congelada ao longo da costa), antes grudada ao iceberg, agora se soltou. Este gelo permanente é consideravelmente mais fino que o bloco principal e tem poucos metros de espessura (enquanto que o iceberg tem 200 metros a mais). (BBC)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 22:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.0/5 (3 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), participaram de reuniões separadas na manhã desta terça-feira (18) na qual tentaram atrair para seus partidos um grupo de deputados insatisfeitos do PSB.

Esses parlamentares, que são cerca de 10, segundo a líder da sigla na Câmara, Tereza Cristina (MS), apoiam as reformas propostas pelo governo. A postura deles gerou tensão dentro do partido, que faz oposição ao Planalto. Segundo a deputada, há conversas em curso sobre a ida para outras legendas.

De acordo com o blog da Andréia Sadi, Temer decidiu participar de um café da manhã na casa de Tereza Cristina nesta terça para evitar a migração para o DEM, que fortaleceria o grupo político de Maia. O presidente da Câmara é o primeiro na linha sucessória e assumiria a Presidência da República provisoriamente em caso de afastamento de Temer. Oficialmente, os dois são aliados.

Após o café da manhã, Tereza Cristina, uma das insatisfeitas no PSB, disse que a conversa com Temer foi "comprida e tranquila". Ela relatou ainda que houve um oferecimento para o grupo ir para o PMDB.

"Ele [Temer] sabe da intenção desse grupo, mas não é uma debandada. Nós ainda estamos tentando conversar com o partido, mas existe uma possibilidade [de saída], sim . Nós estamos conversando com o DEM, conversando com o presidente Rodrigo Maia, e também aventou-se aqui a possibilidade de irmos para o PMDB. Houve essa conversa também. Um oferecimento para o grupo", disse a deputada.

Além de Tereza Cristina e Temer, participaram do café da manhã o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e os deputados Danilo Forte (PSB-CE) e Fábio Garcia (PSB-MT). (G1)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 21:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.40/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.4/5 (5 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Através de uma força tarefa das secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), e da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), a Prefeitura de Juazeiro, iniciou nessa terça-feira (18) um cronograma de demolição de casas construídas em áreas impróprias ou em situação de risco (casas de taipa), no bairro Nova Esperança.

De acordo com a diretora de habitação da SEDES, Gilnágila Machado, esse já é o segundo cronograma de demolição que está em desenvolvimento na área da Poligonal Urbana. "Cada família dessas casas que estão sendo demolidas foram contempladas com uma casa nova no Residencial Mairí, sem nenhum custo, e já se mudaram. Esse é um trabalho que a equipe social, do setor de habitação, vem desenvolvendo há mais de um ano, onde foi feito todo o reconhecimento da área da poligonal. Todas as famílias em situação de risco foram cadastradas e beneficiadas com moradias novas e dignas", explica a diretora.

Segundo o gestor das obras na Poligonal Urbana, Anderson Fonseca, foi montado um cronograma de demolição das casas que segue de 18/07 até 10/08/2017. "Além do bairro Nova Esperança, temos casas que devem ser demolidas em mais 7 bairros: Piranga, Argemiro, Antônio Conselheiro, Pe.Vicente, Malhada da Areia, Jardim das Acácias e Alto da Aliança, totalizando aproximadamente 90 casas", observou Anderson Fonseca.

O titular da SEDUR, Anderson Alves, também explica que além da equipe social do setor de habitação, tem uma equipe social do Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana em campo diariamente em contato com a população.

"As obras do Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana de Juazeiro vem mudando a vida de milhares de habitantes dos 12 bairros que estão sendo beneficiados com obras de pavimentação, drenagem, saneamento e habitação. Durante todo o andamento dos serviços, uma equipe técnica social está fazendo trabalho de conscientização com as famílias. São pessoas que viviam em estado de vulnerabilidade, sem noções básicas de saúde pública e de moradia", finaliza Anderson Alves. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 20:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.20/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.2/5 (5 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



"O juiz Sérgio Moro negou, nesta terça-feira (18), que tenha havido omissões, obscuridades ou contradições na sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula pode recorrer em liberdade.

Na Operação Lava Jato, o ex-presidente foi condenado no processo que investigou se o triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, era propina paga pela OAS a Lula por meio de contratos firmados pela empresa na Petrobras.

Lula negou as acusações. Na avaliação dos advogados que o representam, Moro teve atuação política na sentença. Esta foi a primeira vez na história que um ex-ocupante da Presidência foi condenado por um crime comum no Brasil.

Depois da sentença, a defesa do ex-presidente, então, pediu esclarecimentos sobre 10 tópicos da decisão de Moro. Esse recurso apresentado chama-se "embargos de declaração" e é usado como instrumento por advogados para solicitar ao juiz revisão de pontos da sentença. (G1)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 19:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.75/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.8/5 (4 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Promover a Zootecnia em suas diversas áreas do conhecimento. Esse é o principal objetivo do "IF Sertão-PE de Porteiras Abertas", que será realizado no campus Petrolina Zona Rural, a partir da próxima terça-feira (25), até o dia 28 de julho.

Serão realizados em conjunto a II Semana de Zootecnia do campus Petrolina Zona Rural, o II Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco e o I Encontro sobre Animais Abandonados, trazendo uma programação que inclui palestras, mesa-redonda, minicursos e dia de campo.

De acordo com uma das organizadoras do evento, professora Carla Samantha, além de colocar a Zootecnia em debate, sobretudo a área de produção animal, promover interação e troca de experiências entre profissionais e estudantes, o IF Sertão-PE de Porteiras Abertas tem como intuito abrir as portas da instituição para toda comunidade externa, por meios de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os interessados em participar deverão se inscrever através de formulário eletrônico (clique aqui), indicando cada evento ou minicurso específico. As vagas são limitadas. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 18:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 4.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4.0/5 (3 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Para o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), o recesso do Congresso Nacional, que tem início nesta terça-feira (18), é intempestivo. Segundo ele, os parlamentares deveriam estar de prontidão no Senado e na Câmara Federal para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos políticos do País. "É um equívoco paralisar as atividades do Parlamento enquanto o Brasil vive uma crise profunda", afirma. Deputados e senadores voltam a Brasília em 1º de agosto.

Na primeira sessão da Câmara, em agosto, deve ser lido o relatório aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer. O procedimento é uma das etapas exigidas para que o parecer seja incluído na pauta de votação do Plenário. A previsão é de que isso aconteça no dia 2 de agosto.

São necessários 342 votos dos 513 deputados para que a denúncia contra o presidente siga para o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirma que a sessão só será aberta se houver quórum de 342 parlamentares. A votação será nominal, com chamada dos deputados ao microfone, que dirão "sim" ou "não" ao prosseguimento da denúncia.

Danilo Cabral avalia que, hoje, a situação está indefinida. Nem a oposição tem votos suficientes para acatar a denúncia e nem o governo tem os votos que assegurem derrubá-la. "Existem cerca de 200 parlamentares com posição indefinida. Só a força da pressão da sociedade é que vai definir esses votos", declara. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 17:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.0/5 (4 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Está marcada para esta quarta-feira (19), às 9h, a sessão especial do pleno do Tribunal de Contas para analisar a prestação de contas do governador Paulo Câmara do exercício financeiro de 2015. O relator do processo é o conselheiro Ranilson Ramos.

Nesta sessão especial, o TCE emitirá um parecer pela aprovação ou rejeição das contas, que serão julgadas pela Assembleia Legislativa, conforme determina a Constituição. Nesta análise, o Tribunal verifica apenas se o governador cumpriu os limites constitucionais em relação à saúde e à educação, se respeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal no tocante ao endividamento do Estado e à despesa com pessoal, etc. Isso independente da prestação de contas que são feitas obrigatoriamente ao TCE por todas as unidades gestoras da administração direta e indireta, as quais são julgadas individualmente.




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 16:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.38/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.4/5 (8 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O prefeito Miguel Coelho assinou, na manhã desta terça-feira (18), o decreto 076/2017. O documento garante a gratuidade no acesso ao transporte público coletivo em Petrolina para pessoas com idade acima de 65 anos e com deficiência.

O anúncio foi realizado durante a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Na ocasião, Miguel ressaltou o esforço da Prefeitura para garantir a devolução do direito da gratuidade à população após oito meses de suspensão. "Conversamos com todos os setores envolvidos e fizemos um esforço financeiro para mobilizar esses recursos e garantir esse compromisso nosso com quem mais precisa. Agora, é importante que todos ajudem a respeitar esse direito que beneficia tanta gente", afirmou o prefeito.

Para assegurar o acesso ao benefício, a Prefeitura investirá em média R$ 142 mil por mês. A fiscalização e o processo de implantação do passe livre para idosos e pessoas com deficiência serão feitos pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla). O cadastramento será iniciado já a partir da próxima semana pela Ammpla em local a ser anunciado. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 15:05:13  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 4.14/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4.1/5 (7 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Mais comum entre os homens com mais de 40 anos de idade, o câncer de cabeça e pescoço deve atingir aproximadamente 30 mil pessoas, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer para o biênio 2016/2017. No mês de conscientização, os especialistas reforçam sobre a prevenção da doença que está associada ao consumo de álcool e o tabagismo, representando 75% dos casos.

"Petrolina, Juazeiro e região seguem as estatísticas nacionais quanto aos casos de câncer de cabeça e pescoço. Então a prevenção e o diagnóstico precoce faz toda a diferença", explicou o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Aglailton Menezes.

Por isso, pelo segundo ano será realizado em Petrolina o II Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Vale do São Franscisco (SICAPE). O evento que vai agregar três especialidades médicas: nefrologia, endocrinologia e cirurgia de cabeça e pescoço, se consolida como um dos grandes eventos científicos da região na área médica.

Classificados conforme a área da cabeça ou do pescoço em que se iniciam, os tumores de cabeça e pescoço ocorrem na cavidade oral que inclui os lábios, dois terços da língua, gengivas, revestimento interior das bochechas e lábios, piso da boca sob a língua, palato duro e área da gengiva atrás dos dentes do siso; faringe, laringe, seios paranasais e cavidade nasal e glândulas salivares.

O Sicape acontecerá nos dias 11 de agosto às 19h no Hotel Nobile Suítes Del Rio. (Assessoria)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 14:38:25  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 4.43/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4.4/5 (7 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O anúncio da chegada do Campus da Universidade do Vale São Francisco (Univasf), na noite da última sexta-feira (14), foi motivo de muita comemoração pelo prefeito Clebel Cordeiro, o vice-prefeito Dr. Chico Sampaio e pelos salgueirenses.

"Na última sexta a nossa esperança começou a virar realidade. A Univasf vai instalar um campus em Salgueiro. Quero agradecer o empenho do ministro da Educação, Mendonça Filho e do senador Fernando Bezerra Coelho; agradeço também às equipes da Univasf e da prefeitura de Salgueiro. A nossa luta foi recompensada. A nossa juventude vai ter uma universidade federal para estudar que é referência para o Brasil", disse o prefeito Clebel Cordeiro.

A chegada da Univasf em Salgueiro é uma vitória para toda região. E contará inicialmente com os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da produção. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 12:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.20/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.2/5 (5 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Conselho Municipal de Assistência Social realizará nos próximos dias 19 e 20 de Julho no Auditório Multi Eventos da Univasf, a XI Conferência Municipal da Assistência Social que terá como tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS'.

A Conferência Municipal será um espaço para trabalhadores, entidades e gestão pública avaliarem e proporem ações para o fortalecimento da assistência social. A programação trará apresentações culturais, palestras, debates e trabalhos em grupo com a participação de autoridades ligadas à assistência social, usuários e trabalhadores.

Os trabalhos em grupo serão divididos em 4 eixos-temáticos sendo eles: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassitenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Para a diretora de Proteção Especial da SEDES, é importante que as propostas sejam construídas em conjunto, governo e sociedade civil, para que atendam às demandas de quem verdadeiramente necessita. "A conferência vem reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora dos direitos e da necessidade de tornar visível esta contribuição para a nossa sociedade a ponto de trazer os beneficiários para o centro do debate, pois cada comunidade é que conhece de perto a sua necessidade, sua realidade de vida e os direitos que ainda não consegue alcançar", declarou a diretora de Proteção Especial, Fátima Carvalho.

O evento tem início dia 19 às 18h com o credenciamento e abertura às 19h. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 11:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.75/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.8/5 (4 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Nesta terça-feira (18), a Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc) vai realizar uma formação voltada, exclusivamente, para os professores, coordenadores e gestores da Educação Infantil e 1º ano. As palestras acontecerão no auditório do Senai, localizado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, Areia Branca, a partir das 16h.

No primeiro momento, voltado para os agentes da Educação Infantil, o palestrante João Batista Araújo Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, referência nacional em educação nas séries iniciais, vai apresentar uma palestra com o tema: ‘Educação Infantil: por que e como fazer a diferença na vida das crianças'. Já às 19h, a palestra terá como tema: 'Alfabetização: o que professores, coordenadores pedagógicos e diretores podem fazer para assegurar a alfabetização dos alunos', voltada para os envolvidos com o 1º ano do Ensino Fundamental I.

Para a secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, a formação tem um efeito multiplicativo e muito importante para o Sistema de Educação. "Estamos nos empenhando cada dia na formação continuada dos nossos professores, coordenadores e gestores e temos uma atenção especial com a Educação Infantil. Esse momento é de grande valia e aprendizagem, pois João Batista é um grande pesquisador da área e vai oferecer informações e conteúdos que serão disseminados no dia a dia da nossa Rede", frisa.

Considerando a necessidade de participação dos professores da pré-escola no evento, a Seduc transferiu o reinicio das aulas do ano letivo, após o recesso escolar, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas escolas que possuem a modalidade, para o dia 19, quarta-feira. A reposição do dia 18 será feita no dia 22 de dezembro, garantindo os 200 dias letivos, como preconiza o MEC. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 10:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.33/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.3/5 (6 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Serviços Públicos, deu inicio na manhã desta segunda-feira (17), a instalação de kits de iluminação pública no residencial Santo Antônio.

Ao todo serão instalados 159 kits. O secretário Orlando Parente, vistoriou o inicio dos serviços. "Como só tinha os postes, tivemos que adquirir todo esse material para que deixássemos o residencial Santo Antônio completamente iluminado. Compramos todos os kits e dentro de oito dias o residencial ficará completamente iluminado. Essa é uma ação muito importante e que foi prontamente atendida pelo prefeito Clebel Cordeiro. Hoje temos o prazer em dizer que, com essa ação, estamos concluindo todo o trabalho da secretaria de serviços públicos, que não mediu esforços para iluminar essa região", disse.

A empresa responsável pela instalação dos kits é a Vasconcelos Serviços Elétricos. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 18/07/2017 - 09:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.40/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.4/5 (5 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



«Primeira «Recentes 1 2 [3] 4 5 6 7 ... Antigas» Última»