Secretaria de Irrigação de Petrolina elabora projeto de apoio à cultivos no entorno do Projeto Pontal

Os 27 proprietários no entorno do Canal Morto do Projeto Pontal têm motivos para comemorar. Após solicitação feita pela secretaria e Irrigação, a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) irá liberar 2 l/s (litros por segundo) para cada propriedade, representando avanço e uma grande conquista para as famílias da área.

De acordo com o secretário de Irrigação, Otávio Carvalho, o próximo passo da Prefeitura de Petrolina é elaborar juntamente com esses proprietários, os projetos técnicos, utilizando a vazão destinada pela CODEVASF e torná-los produtores bem sucedidos.

"O prefeito Julio Lossio designou a secretaria de Irrigação para dar apoio técnico e jurídico aos 27 proprietários no início dessa luta pelos direitos desse grupo. Hoje, temos essa vazão de água, mas continuamos dando apoio para que eles desenvolvam atividades como piscicultura e apicultura", destaca Carvalho.

O Canal Principal foi construído através de uma negociação entre os proprietários das terras e a CODEVASF. O acordo afirmava que a Companhia se comprometeria em deixar uma tomada d'água em cada propriedade, para irrigar entre dois a seis hectares.

Com o surgimento das Parcerias Públicas Privadas (PPP'S), introduzidas pelo Ministério da Integração, a administração CODEVASF até o ano passado, havia esquecido o acordo, mas a gestão municipal conseguiu resgatar esse pacto. Com isso, as 27 propriedades serão inseridas na atividade de produção do Projeto do Pontal. (Ascom)


Publicado por: Daniel Campos - 24/01/2014 - 19:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar

Gostou dessa matéria?
  • Currently 1.98/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.0/5 (48 votos)

 

 

COMENTÁRIOS