Litoral pernambucano tem 12 pontos impróprios para banho em seis municípios

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou, nesta sexta-feira (22), os pontos considerados impróprios para banho no litoral pernambucano. Ao todo, foram encontrados 12 locais inadequados em seis municípios - no Estado, são monitorados 50 pontos diferentes de amostragem em 11 municípios. O alerta é válido desta sexta até quinta-feira (28).

No Litoral Norte, a praia do Meio - em Pontas de Pedra, Goiana - é considerada imprópria na área em frente aos chuveiros públicos; em Itamaracá, no ponto em frente à rua Santino de Barros, na praia de Jaguaribe. Já em Paulista, estão na lista Pau Amarelo (em frente ao forte), Janga (na altura da rua Cláudio Severino Bastos, 190) e Conceição (em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição).

Enquanto não há recomendações específicas para as praias do Recife, em Olinda a CPRH alerta para a região de Rio Doce (em frente à entrada do bairro), Carmo (na área da praça João Pessoa), Bairro Novo (na região do quartel) e dos Milagres (na praça de mesmo nome). Em Jaboatão dos Guararapes, Candeias e Barra de Jangada - em frente ao restaurante Candelária e à antiga Marina dos Mares, respectivamente.

Já no Litoral Sul, a praia de Barra de Sirinhaém - no município de mesmo nome - tem dois pontos impróprios: em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva e ao loteamento Ondas da Barra.

A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução Conama 20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.

Segundo a resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria. (FolhaPE)


Publicado por: Daniel Campos - 24/01/2016 - 12:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar

Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.80/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.8/5 (20 votos)

 

 

COMENTÁRIOS