Petrolina reconhecida com o Selo Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entregará a comenda "Selo Unicef Município Aprovado" para diversos municípios de Pernambuco em solenidade que acontecerá no dia 12 de dezembro de 2016.

Petrolina não ficou de fora e receberá o reconhecimento internacional por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes, na edição 2013 - 2016.

A solenidade reunirá gestores municipais e estaduais, técnicos e adolescentes na cidade do Recife. O evento faz parte do encerramento da edição 2013 - 2016 do Selo UNICEF Município Aprovado no Semiárido, que acontece entre 1º e 19 de dezembro em 10 estados. No Semiárido, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Os 308 municípios certificados integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF. Em Pernambuco apenas 35 municípios foram aprovados com a comenda Selo UNICEF edição 2013 - 2016.

Petrolina tem lugar de destaque no Semiárido, por ter sido o município que sempre buscou fortalecer as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deu especial atenção a ações integradas entre as áreas de saúde, educação, proteção e assistência social na gestão municipal para se alcançar resultados.

Programas como o Nova semente e Anjo da guarda somados aos projetos voltados para a criança através da Rede de sustentabilidade com os Centros de Referencia em assistência Social (CRAS), elevaram o patamar de melhorias dentro do município quando o assunto é criança e adolescente

As atividades desenvolvidas no município chamaram a atenção do UNICEF pela seriedade como todos os processos foram conduzidos. A realização da Semana do Bebê, a criação e instituição como Lei da semana voltada para o bebê, foi um dos grandes marcos da gestão do prefeito Julio Lossio. Não contente ainda, o município criou e instituiu o Plano municipal para infância e Adolescência (PMIA), que fecha com chave de ouro o apoio às crianças de Petrolina, garantindo seus direitos respaldados por uma Lei que assegura o melhor para crianças e adolescentes do município.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia desta edição inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

O Unicef capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. (Ascom)


Publicado por: Daniel Campos - 06/12/1016 - 07:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar

Gostou dessa matéria?
  • Currently 1.88/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1.9/5 (8 votos)

 

 

COMENTÁRIOS