Daniel no Rádio




Os municípios pernambucanos com vocação para o turismo ganharam um incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, para se inscrever no novo Programa de Regionalização do Turismo. Através de um intenso trabalho de sensibilização, pela primeira vez em 11 anos de existência do programa do Ministério do Turismo o Estado bateu recorde de inscrições com o número de 103 municípios. A participação no programa garante a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para os municípios.

Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições. "Iniciamos uma série de oficinas para auxiliar os municípios na implementação dos compromissos assumidos junto ao ministério na adesão ao Programa de Regionalização", explica o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao Programa de Regionalização do Turismo, duas novas regiões turísticas foram criadas, "Sanfona, Aboio e Couro" e "Território da Poesia e Cantoria", totalizando 16 regiões turísticas.

Em 2017, o Ministério do Turismo também promoveu uma reestruturação do Programa de Regionalização do Turismo. Algumas mudanças na legislação influenciaram para uma maior adesão dos municípios, como a Portaria nº 182, que estabelece novas regras para os repasses de verba, e a Portaria nº 268, que institui que o processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro deverá ser realizado bienalmente pelo Ministério do Turismo, durante o primeiro ano de exercício dos mandatos de prefeito e de governador.

Para garantir a permanência dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco estará, durante todo o ano de 2018, trabalhando com as secretarias municipais de turismo, com os conselhos municipais de turismo e com as instâncias de governança das Regiões Turísticas fortalecendo a parceria. "Nosso objetivo é estimular a estruturação do turismo nas localidades e incentivar a participação da sociedade civil no planejamento e na definição das políticas públicas municipais", finaliza Carreras.

A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista.

Confira as regiões de Pernambuco no Mapa do Turismo Brasieliro:

• CANGAÇO E LAMPIÃO: Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo, Flores e Calumbi;
• COSTA NÁUTICA COROA DO AVIÃO: Itapissuma, Abreu e Lima, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá e Pualista;
• ENCANTOS DO AGRESTE: Agrestina, Altinho, Lagoa dos Gatos, Panelas, São Joaquim do Monte e Cupira;
• CHAPADA DO ARARIPE: Araripina, Bodocó, Exú Granito e Ouricuri;
• ENGENHOS E MARACATUS: Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Vicência, São Lourenço da Mata, Itambé, Tracunhaém, Aliança, Camaragibe e Timbaúba;
• FÉ E ARTE: Belo Jardim, São Bento do Una, Palmeirina, Pedra, Paranatama, Águas Belas, Lajedo, Buíque, Arcoverde, Bom Conselho, Sanharó, Garanhuns e Pesqueira;
• HISTÓRIA E MAR: Cabo de Santo Agostinho, Fernando de Noronha, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Recife e Olinda;
• HISTÓRICA, DOS ARRECIFES E MANGUEZAIS: Tamandaré, Rio Formoso, Barreiros, São José da Coroa Grande e Sirinhaém;
• ILHAS E LAGOS DO SÃO FRANCISCO: Belém do São Francisco, Jatobá, Tacaratu, Floresta, Itacuruba e Petrolândia;
• MODA E ECOTURISMO: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Riacho das Almas e Taquaritinga do Norte;
• SERRAS E ARTES DE PERNAMBUCO: Bezerros, Barra de Guabiraba, Pombos, Camocim de São Félix, Moreno, Sairé, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Gravatá e Vitória de Santo Antão;
• TEARES, BORDADOS E RAÍZES MUSICAIS: Feira Nova, Bom Jardim e Limoeiro;
· ÁGUAS DA MATA SUL: Palmares, São Benedito do Sul, Cortês e Quipapá;
· ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO: Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Orocó;
· DA SANFONA, DO ABOIO E DO COURO: Salgueiro, Serrita, Paranamirim, Verdejante;
· TERRITÓRIO DA POESIA E DA CANTORIA: Iguaraci, Itapetim, Solidão, Tabira, Tuparetama, São José do Egito, Sertãnia, Ingazeira e Afogados da Ingazeira.




Publicado por: Daniel Campos - 26/09/2017 - 17:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.25/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.3/5 (4 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Na tarde de hoje (28) se encerra a 23 edição do Agrinordeste, que acontece desde a quarta-feira (26), trazendo informações relevantes para os que fazem o agronegócio da região. Realizado no Centro de Convenções do Recife pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, com apoio do Sebrae e outras entidades, a Agrinordeste já está consolidada no calendário pernambucano.

Membros da Prefeitura de Petrolina participam do encontro para captar as novidades e práticas que podem ser inseridas na realidade do município. A gerente de qualificação turística, Gabriela Major, e a servidora de turismo, Amélia Oliveira, fazem parte da comitiva que vem acompanhando o evento nesta semana.

"As palestras da Agrinordeste foram de extrema importância para ampliar nossos conhecimentos sobre turismo rural. Destacamos alguns casos de sucesso em Pernambuco e também em outros estados, como no Rio Grande do Sul, onde a criação de políticas públicas ajuda o pequeno produtor a enxergar um grande negócio, fazendo surgir um novo roteiro turístico para a cidade", avaliou Gabriela Major.

A estudante de turismo e estagiária da Prefeitura de Petrolina, Erica Cristina, reforça o valor da experiência vivida na Agrinordeste para a sua formação. "Temos uma troca de informações muito enriquecedora, com especialistas renomados nas suas áreas. É um grande estímulo ao nosso futuro profissional", definiu.

A Agrinordeste reúne públicos de diversos seguimentos, com palestras temáticas que variam entre os eixos de fruticultura, apicultura, atualidades, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, meio ambiente e recursos hídricos e turismo rural. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 28/08/2015 - 13:12:08  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.80/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.8/5 (25 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A Polícia Federal e a Casa da Moeda apresentaram nesta sexta-feira (10) o novo modelo de passaporte comum brasileiro, que passa a ter validade de dez anos - o dobro dos anteriores - e itens de segurança mais avançados. O valor também mudou: de R$ 157,05 para R$ 257,25, um aumento de 64,8%.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, justificou o aumento dizendo que o valor era reajustado com base na inflação. A taxa para emissão do documento não sofria alteração desde dezembro de 2006.

As novas expedições e as renovações feitas desde segunda-feira (6) já obedecem às novas regras. Quem possui o passaporte antigo pode continuar utilizando até o prazo de validade.

O ministro disse que a expedição do novo passaporte é uma "vitória". "É um ganho importante para a população porque podemos evitar as situações de acúmnulo e de renovação sem perder o controle necessário na expedição desta documentação".

Com a alteração do prazo de validade, o sistema de criptografia dos passaportes teve a segurança aprimorada. O passaporte comum continua azul, mas a capa ganhou cinco estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul e a inscrição "Passaporte Mercosul" em amarelo. (G1)




Publicado por: Daniel Campos - 10/07/2015 - 23:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.64/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.6/5 (25 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, inicia hoje (28) as atividades do Centro Móvel de Informações Turísticas. A inauguração da unidade será realizada pelo prefeito em exercício, Guilherme Coelho, as 17h30, na Orla da cidade, próximo ao acesso das Barquinhas.

O novo Equipamento público tem por objetivo levar informações a todos os munícipes e visitantes da cidade sobre os atrativos turísticos, opções de lazer, hospedagem, gastronomia, dados históricos e eventos do município. Materiais impressos sobre esses seguimentos também serão disponibilizados.

O Centro de Informação faz parte do programa de Melhorias do Sistema de Atendimento ao Turista. Além deste, outros pontos de atendimento aos visitantes funcionam no município, como a própria Secretaria Executiva de Turismo, no Centro de Convenções, e o Posto de Atendimento no Aeroporto.

O Centro terá um ponto fixo, na Praça Maria Auxiliadora, em frente à sede da Prefeitura Municipal, nos horário de 8h as 18h, nos dias de semana, e de 8h as 12h aos finais de semana.

Todavia, pela sua capacidade de mobilidade, o Centro Móvel de Informações Turísticas estará sempre nos principais eventos do município, como Carnaval, São João do Vale, Moto Chico e Réveillon.

No período do Carnaval, ele funcionará especialmente das 18h às 23h, na Orla de Petrolina, logo no acesso às Barquinhas.

"É um grande passo para a sustentabilidade do turismo tanto em Petrolina como no Vale do São Francisco, pois o Centro de Informações divulgará os nossos atrativos turísticos e de toda a região", garante o secretário executivo, Iuric Pires. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 28/02/2014 - 08:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.41/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.4/5 (27 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O setor de turismo em Pernambuco deve crescer 7,8% em 2013 com relação ao ano anterior. A estimativa é da Secretaria de Turismo do estado e tem como base o grande número de visitantes que desembarcaram até setembro: mais de cinco milhões de pessoas, contra 4,7 milhões em 2012. No Brasil, o crescimento do setor deve ser de 5% em 2013.

O estado também se destacou no que diz respeito à quantidade de turistas estrangeiros. Houve um aumento de 29,5% no fluxo desse tipo de visitante, enquanto no resto do país houve uma queda de 9,5%. O número deve aumentar, pois os meses de outubro, novembro e dezembro ainda não foram incluídos nos dados.

Além da beleza natural e dos monumentos históricos do estado, o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, comemora o desempenho do setor e enumera dois motivos para a crescente visitação estrangeira ao estado. "O principal é o aumento da facilidade de voos internacionais para o Recife. E o outro é a pluralidade que nós oferecemos. Nós temos consolidado um turismo de negócios, um turismo de compras, de saúde", explicou Feitosa.

Apesar dos dados, de acordo a Secretaria de Turismo de Pernambuco, 90% dos visitantes que chegam ao estado vêm do próprio Brasil. Desse número, a maioria vem das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, principalmente do estado de São Paulo.

É o caso da professora Ane Monteiro, que decidiu visitar a cidade de Olinda na companhia do marido no primeiro dia de 2014. "Não poderia deixar de me dar esse presente de saudar a [Igreja da] Sé em Olinda, que é uma tranquilidade para o primeiro dia do ano", contou. (G1)




Publicado por: Daniel Campos - 03/01/2014 - 10:30:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.22/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.2/5 (27 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A secretaria de Turismo de Petrolina participou nesta quarta, junto com representantes do Conselho Municipal de Turismo, da reunião ordinária para avaliação das ações do setor em 2013 e estabelecer a implantação da Contribuição Municipal de Incentivo ao Turismo.

O projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo e prevê a arrecadação diária de uma taxa de R$ 1,20 dos visitantes hospedados em hotéis, pousadas e albergues da cidade. O pagamento da taxa é facultativo e o visitante pode se recusar a fazer a contribuição. A arrecadação será realizada no momento do checkout e os clientes receberão um recibo do pagamento da quantia.

Os talões servirão para guiar a Prefeitura que recolherá o dinheiro para o Fundo de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur). De acordo com o Executivo, o projeto segue o modelo de outras cidades, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife.Os recursos recolhidos serão destinados às melhorias do sistema de atendimento ao turista.

Durante o encontro, o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires destacou para o Conselho, a execução das ações e dos projetos da pasta em 2013 , dando ênfase para os cursos de capacitação , a implantação do Qualitur e do Perqual. "Tivemos um grande número de capacitação e cursos de extensão em parceria com o SEBRAE e o SENAC, preparando a mão de obra local para os grandes empreendimentos que existem na cidade e para os novos que estão chegando," explica. (Ascom)




Publicado por: Daniel Campos - 12/12/2013 - 08:30:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.52/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.5/5 (27 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A secretaria de Turismo de Petrolina reforça que o governo municipal assumiu, juntamente com a Prefeitura de Juazeiro(BA), a responsabilidade dos serviços públicos essenciais de manutenção da Ilha do Fogo, tais como: limpeza pública, coleta de lixo, coleta seletiva, fixação de lixeiras públicas, iluminação pública. Assim como dar um suporte de segurança na realização de atividades na ilha.

Além disso, fica acordado que o poder municipal contribuirá com a revitalização da ilha e a futura implantação de projeto arquitetônico e executivo do 'Museu do Ribeirinho'. O projeto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) consiste na criação de um museu com abrangência em áreas de interesse social e econômico, atuando também na promoção da cultura e difusão do turismo.

Segundo o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Prefeitura de Petrolina, Eduardo Cardeal, o objetivo é tornar o balneário um espaço que atraia turistas e agregue atividades culturais, como exposições e demais eventos. " Nós que fazemos parte do grupo de trabalho Amigos da Ilha estamos trabalhando para garantir com a maior brevidade possível o acesso da população ao local", relata. Da Ascom.




Publicado por: Daniel Campos - 05/07/2013 - 10:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.71/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.7/5 (31 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Numa distância de 50 km da área central de Petrolina, localiza-se o Assentamento Nossa Senhora de Fátima, a nova aposta para o turismo rural do município. A comunidade, que abrange 80 famílias, destaca-se pelo seu potencial na pecuária, com a criação de animais de pequeno e grande porte, como caprinos, ovinos, bovinos e galinha caipira, bem como pela agricultura familiar, o artesanato de retalhos de tecido e palha, e a fabricação de confecções. Além disto, há a produção artesanal de bolos, pães, polpas de frutas, biscoitos e doces.

O turismo traz uma nova possibilidade de geração de renda para os assentados e ainda apresenta um novo destino turístico para o município. A intenção da Secretaria de Turismo de Petrolina, em parceria com instituições como o Sebrae, Embrapa e Incra - é conscientizar os assentados da viabilidade da atividade turística na comunidade, capacitá-los para o atendimento ao turista e gestão de negócios, auxiliar na estruturação do ambiente e incentivar a oferta de serviços ao turista.

Outras oportunidades de serviços estão sendo planejadas, como a criação de passeios, trilhas e a estruturação do comércio gastronômico. Também há a proposta da criação de uma pousada rural, cujo projeto está sendo discutido, já que o assentamento conta com um grande imóvel, de uso hoje da Associação, ideal para acolher o turista que deseja conhecer melhor os atrativos e produtos existentes no assentamento. Informações da PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 25/05/2013 - 07:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.03/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.0/5 (38 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Profissionais de Petrolina que atendem ao segmento do turismo terão oportunidades, a partir de agora, de participar do Programa de Qualificação para o Desenvolvimento do Turismo-Qualitur Petrolina. A categoria terá novas oportunidades em capacitações sobre aspectos como ‘Qualidade de serviços de atendimento ao turista', ‘Marketing de serviços', ‘Atendimento ao cliente', Artesanato, Associativismo, Gestão financeira, Elaboração de projetos para captação de recursos, dentre outros. O Qualitur é uma iniciativa da prefeitura de Petrolina, através da secretaria de Turismo, e será lançado nesta terça-feira (21) ,às 10h, no gabinete da Prefeitura Municipal.

O Programa tem como objetivo promover a qualificação dos profissionais que atendem ao turista na cidade, preparando-os para oferecer melhores serviços de recepção em bares, restaurantes e hotéis. Além disso, estar preparados para dispor de informações turísticas acerca dos atrativos da região como, pontos turísticos, passeios e demais opções de lazer.

O programa tem parceria com o Sebrae, e contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Secretaria de Segurança Cidadã, EPTTC, Secretaria de Governo, FACAPE, SEST/SENAT, INCRA, EMBRAPA, Conselho Municipal de Turismo, associações, sindicatos e o trade turístico. Da Ascom/PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 20/05/2013 - 15:30:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.81/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.8/5 (36 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Em Brasília, onde viabiliza recursos para projetos do município, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, teve uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O representante do governo Federal mostrou entusiasmo com o desenvolvimento do turismo da cidade sertaneja e se disponibilizou a apoiar ações que possam incrementar o setor, inclusive com eventos do porte do São João.

Julio Lossio aproveitou a ocasião para pedir apoio aos equipamentos turísticos de Petrolina. Informações da assessoria.




Publicado por: Daniel Campos - 01/03/2013 - 21:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.09/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.1/5 (33 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Seja para rodadas de negócio ou apenas para lazer: o fluxo de turistas em Petrolina tem ganho destaque nos últimos tempos. Para discutir as demandas do setor e expor as ações que estão sendo planejadas e executadas para o turismo no Vale, foram retomadas na manhã desta quarta(27), as reuniões do Conselho Municipal de Turismo de Petrolina. Representantes da Embrapa, do Sebrae, da CDL, da Facape, de Agências e Guias de turismo, da própria secretaria municipal do segmento e outras entidades vinculadas participaram da reunião, que aconteceu no auditório do Sebrae, localizado no Centro de Convenções.

As intervenções nas ilhas da região, a capacitação dos agentes do Trading turístico, um diagnóstico sobre a situação dos monumentos da cidade, a fomentação de mais Feiras e estruturas de comercialização da artesanato local, foram alguns dos vários pontos discutidos no encontro.Também foi apresentada a proposta de criação do Fundo de Desenvolvimento do Turismo. A sugestão, já idealizada anteriormente, agora está na fase de formatação do Plano de Arrecadação, que prevê como estes recursos serão captados.

O Secretário de Turismo, Iuric Pires, avaliou positivamente o encontro, reafirmando a importância da integração de todas as instâncias vinculadas para o real desenvolvimento do turismo na cidade. "Estes membros representam os setores que lidam com o dia a dia do turismo, conhecem as suas problemáticas. O feedback deles é indispensável para que a gente consiga solucionar estas questões e alavancar o turismo de Petrolina e região", afirma o Secretário. As reuniões do Conselho Municipal de Turismo em Petrolina devem acontecer periodicamente, sempre na última quarta-feira de cada mês. Informações da assessoria da Prefeitura de Petrolina.




Publicado por: Daniel Campos - 01/03/2013 - 12:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.57/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.6/5 (37 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, participou de reunião com consultores responsáveis pela elaboração de projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e representantes do Sebrae. O encontro possibilitou um diálogo acerca dos equipamentos turísticos do município de Petrolina, a apresentação dos projetos em andamento na área, e ressaltou a necessidade da destinação de investimentos que consolidem o turismo local.

A conversação integra a etapa de diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que visa pautar as ações e organizar o modo de aplicação de investimentos e, com isso, fazer a captação de recursos a serem implementados pelo Prodetur Pernambuco. A secretaria de Turismo de Petrolina e do estado de Pernambuco já firmaram um convênio de cooperação técnica para realização dos projetos e obras de engenharia, bem como as intervenções sociais e ambientais. Entre as ações previstas estão a elaboração de inventário dos atrativos culturais dos polos envolvidos, avaliação ambiental e estratégica, e estudos do mercado turístico.

Para o secretário de Turismo, os estudos elaborados junto ao Prodetur servirão como complemento ao que o município já dispõe. "Essas informações levantadas servirão como base para direcionar os investimentos e desenvolver o turismo em nosso município e região", ressalta Iuric Pires. Da Ascom/PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 20/02/2013 - 08:30:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.17/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.2/5 (30 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Será realizado na próxima segunda-feira (18), às 10h, no Gabinete da Prefeitura Municipal de Petrolina, o lançamento do Plano Municipal de Turismo e do Inventário da oferta turística da cidade.

Os dois produtos serão apresentados pela ex-secretária de Turismo, Nadja Batista, idealizadora dos documentos, elaborados em parceria com o Sebrae, Embrapa e o Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

A elaboração do Plano e do Inventário começou em julho de 2011 e envolveu pesquisas de gabinete, reuniões e capacitações com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Foram 19 questionários diferentes aplicados em toda área urbana.

Segundo Nadja Batista, o Plano vai contribuir para o incremento das ações táticas do turismo no município, durante os próximos dez anos. "Fico lisonjeada de fazer um trabalho tão complexo e com tamanha exatidão. Tenho uma sensação de dever cumprido, pois sei que o Plano vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo de nossa cidade. Agora já não trabalhamos com estimativas, temos, através do inventário e do plano, acesso a informações concretas e confiáveis", destaca. Da Ascom/PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 16/02/2013 - 14:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.03/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.0/5 (40 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O abuso e a exploração sexual são uma das problemáticas que mais afligem a sociedade contemporânea. Nesse universo, o segmento turístico que, por um lado, constitui um importante elemento de relações sociais, por outro lado pode gerar impactos muito negativos, onde crianças, adolescentes e mulheres acabam se tornando as vítimas mais vulneráveis.

Diante deste contexto, a Secretaria de Turismo de Petrolina está articulando a realização de um seminário regional sobre a temática, como um primeiro passo para uma ação conjunta entre os setores da sociedade que combatem esta mazela. Com este objetivo, a Secretaria convidou para uma reunião na manhã de ontem (05/02) diversos representantes de entidades de defesa do ser humano, em seus respectivos segmentos.

"A Secretaria de Turismo tem realizado sua objetivo de aumentar o fluxo turístico na cidade, porém, temos que andar em paralelo com a proteção de sua nossa população", reforça o secretário de Turismo, Iuric Pires. Da Ascom/PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 07/02/2013 - 11:30:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.64/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.6/5 (36 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Instituições intensificam mobilização para retomada de acesso à Ilha do Fogo e a elaboração de projetos arquitetônicos turístico-artístico-culturais para o balneário. Em uma reunião, no dia 30, na Universidade Federal do Vale do São Francisco , o Secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires Martins, a Secretária de Turismo de Juazeiro, Carmiária Gomes, representantes de duas Instituições de Ensino Superior de Petrolina (Univasf, IF Sertão) e membros do grupo ‘Coletivo Amigos da Ilha' discutiram medidas e propostas para a utilização da área.

A Ilha do Fogo localiza-se entre as cidades de Juazeiro e Petrolina e apresenta um ótimo espaço para a prática de esportes e lazer. Devido a sua beleza e riqueza simbólico-cultural, a ilha tornou-se cartão postal dos dois municípios ribeirinhos. Em setembro do ano passado, o exército brasileiro ocupou a ilha do fogo para instalar sua base militar, impedindo que os comerciantes, os pescadores e a população em geral fizessem uso do local.

Segundo o Secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, a ilha representa um importante espaço turístico da região. "Estamos cada vez mais potencializando o turismo no município. Queremos que a ilha do fogo seja um dos pontos chaves nesse processo. Além disso, a ilha não é um patrimônio só de Petrolina, mas de toda a população do Vale do São Francisco", ressalta.

A reunião culminou com a redação de um documento a ser encaminhado ao Ministério Público Federal - Procuradoria da República Polo Petrolina/Juazeiro que demonstra o interesse das prefeituras e instituições parceiras em assumir a responsabilidade pela Ilha do Fogo. Da Ascom/PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 01/02/2013 - 17:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.39/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.4/5 (36 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



O Facebook quer aumentar o interesse de pequenas e médias empresas brasileiras a apostarem no site como ferramenta de marketing. O NE10 apurou que a rede social está realizando ligações para pequenos empreendedores para oferecer auxílio na confecção de fan pages e compra de conteúdo patrocinado.

O produto, chamado de "Rota de Sucesso" fornece suporte e orientação estratégica personalizada para atuar no Facebook. O investimento é de R$ 1500 por mês, que é convertido em anúncios na rede social. É preciso se inscrever na página oficial da "Rota", para um período de qualificação.

Mas, funcionários do Facebook no Brasil estão identificando possíveis participantes e fazendo contato por telefone. A página que concentra esses serviços de marketing, a Facebook Marketing já possui 2,5 milhões de curtidas. Do Mundo Bit/NE10.




Publicado por: Daniel Campos - 04/01/2013 - 09:30:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.55/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.6/5 (38 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



A Prefeitura de Petrolina, representada pela secretária de Turismo,Nadja Batista, participou da IV Reunião Ordinária da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco, no último dia 08 de novembro.

O encontro teve por objetivo fazer uma avaliação conjunta das ações realizadas em prol do turismo nos municípios de Pernambuco.

Na ocasião, foi discutida uma nova composição para assumir a presidência da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (ASTUR/PE) e, com o objetivo de integrar as ações do turismo no estado. A Secretária de Turismo de Petrolina Nadja Batista, foi convidada pelo presidente Sérgio Aroucha e apoiada pelos colegas a concorrer à presidência da ASTUR/PE, no mês de fevereiro de 2013.

"Concorrer à presidência da ASTUR é um passo muito importante para Petrolina, pois demonstra a importância e a projeção do município dentro do Estado. Haverá uma maior integração entre o Sertão e a Capital Pernambucana, além do estreitamento ainda maior entre a entidade e a região, viabilizando projetos de desenvolvimento do turismo para o Vale do São Francisco, destacou Nadja Batista". Informações da PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 19/11/2012 - 21:50:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.71/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.7/5 (42 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Música, frutas regionais e um passeio pelas extensões do São Francisco. Assim foi a tarde desta quinta-feira (27) para cerca de 90 estudantes de turismo do município de Petrolina. Um passeio cultural a bordo da "Barca Rio dos Currais" comemorou o "Dia Mundial do Turismo". A iniciativa é da Coordenação do Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Secretaria Municipal de Turismo e o Sebrae.

Para o coordenador do curso de Turismo da Facape, Sérgio Barreto, o passeio tem o objetivo de resgatar o potencial histórico do Vale. "Temos muitas belezas naturais que devem ser exploradas e esse passeio estimula aos alunos a conhecerem ainda mais as riquezas de nossa região, seja pelo potencial histórico e cultural, principalmente das navegações, seja pelas opções de lazer que temos", explicou Sérgio. O coordenador explicou ainda como esses alunos são estimulados a conhecerem o histórico da navegação da região. "Esse passeio foi idealizado na disciplina 'Meios de Transporte' e os próprios alunos se empenham em realizar o evento, pois eles sabem como é importante conhecer a nossa história", disse.

A aluna de Turismo da Facape e organizadora do passeio, Leiliane Nunes, ressaltou a importância do momento cultural. "Procuramos nos reunir com estudantes de Turismo de outras instituições como Sest Senat e nossos amigos da Faculdade Aberta a Terceira Idade. Assim podemos discutir melhorias para o turismo local e explorar o que já temos de atraente em nossa região", contou. A estudante falou ainda dos atrativos da região e geração de renda através do turismo local. "O nosso rio gera muita renda com as barcas que fazem passeios mostrando as belezas do nosso rio como as nossas ilhas por exemplo. Temos também a fruticultura irrigada e a produção de vinhos. Nosso patrimônio cultural também imenso. Temos o Nego e a Mãe d'água que são símbolos da valorização local", enalteceu Leiliane.

Segundo a Secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, o turismo tem crescido bastante nos últimos anos. "O turismo cresceu 33,4% em dois anos e isso significa que o nosso atrativo quanto ao lazer está em alta. Antes as pessoas vinham à nossa cidade e ficavam apenas dois dias, que era o tempo de fazerem negócio e irem embora. Hoje eles passam cerca de uma semana e os hotéis se mantém com ocupação de 80%, número inédito na história de Petrolina, explicou a Secretária.

Além do passeio, ocorreu também uma mesa redonda na quarta-feira (26) sobre os aspectos estruturais do turismo no município visando a copa do mundo de 2014 no auditório do Sebrae com a participação de alunos da Facape, Sest Senat e profissionais da área. Da Ascom/PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 28/09/2012 - 11:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.74/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.7/5 (43 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



 

Música, frutas regionais e um passeio pelas extensões do São Francisco. Assim foi a tarde desta quinta-feira (27) para cerca de 90 estudantes de turismo do município de Petrolina. Um passeio cultural a bordo da “Barca Rio dos Currais” comemorou o “Dia Mundial do Turismo”. A iniciativa é da Coordenação do Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Secretaria Municipal de Turismo e o Sebrae.

Para o coordenador do curso de Turismo da Facape, Sérgio Barreto, o passeio tem o objetivo de resgatar o potencial histórico do Vale. “Temos muitas belezas naturais que devem ser exploradas e esse passeio estimula aos alunos a conhecerem ainda mais as riquezas de nossa região, seja pelo potencial histórico e cultural, principalmente das navegações, seja pelas opções de lazer que temos”, explicou Sérgio. 

Segundo a Secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, o turismo tem crescido bastante nos últimos anos. “O turismo cresceu 33,4% em dois anos e isso significa que o nosso atrativo quanto ao lazer está em alta. Antes as pessoas vinham à nossa cidade e ficavam apenas dois dias, que era o tempo de fazerem negócio e irem embora. Hoje eles passam cerca de uma semana e os hotéis se mantém com ocupação de 80%, número inédito na história de Petrolina, explicou a Secretária.

Além do passeio, ocorreu também uma mesa redonda na quarta-feira (26) sobre os aspectos estruturais do turismo no município visando a copa do mundo de 2014 no auditório do Sebrae com a participação de alunos da Facape, Sest Senat e profissionais da área.

 




Publicado por: Daniel Campos - 27/09/2012 - 18:30:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.15/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.1/5 (41 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



Nesta quarta-feira (12), às 11h, no auditório do Sebrae em Petrolina, a Secretaria Municipal de Turismo, se reunirá com representantes da EMPETUR e da Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco e a comunidade esportiva e integrantes do trade turístico para tratar da formatação da "Rota do Futebol Pernambucano 2013".

Na pauta, estará o levantamento de dados para a confecção de um guia de apoio impresso que orientará o torcedor/turista que estiver em viagem pelas cidades do interior e pela capital do estado de Pernambuco. A rota irá fomentar a interiorização do Turismo e a valorização cultural das regiões do Estado. O guia conterá informações como os campos de futebol e times locais, como lista de hotéis e restaurantes, passeios, roteiro de compras, etc.

"Com esse roteiro, visamos aumentar a permanência média de turistas nos municípios, o fluxo e a receita gerada, além da inclusão das famílias nos eventos esportivos", afirmou o coordenador do Programa de regionalização da EMPETUR, Marcelo Borba. Da Ascom/PMP.




Publicado por: Daniel Campos - 10/09/2012 - 14:00:00  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.53/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.5/5 (40 votos)

 

Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   



«Primeira «Recentes [1] 2 Antigas» Última»