Daniel no Rádio




Dilma tem reunião com entidades que defendem reforma política

Candidata à reeleição pelo PT, a presidente Dilma Rousseff se encontrará nesta segunda-feira (13) em Brasília com representantes de entidades que colheram assinaturas na internet em defesa da reforma política no país. Dilma aproveitará a ocasião para gravar imagens que serão utilizadas em sua propaganda eleitoral e há expectativa de que, após o encontro, a presidente fale à imprensa.

Esta é a segunda vez que Dilma se encontra no período eleitoral com entidades que defendem a reforma política. No dia 7 de setembro, após participar do desfile na Esplanada dos Ministérios, a presidente se reuniu no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília, com movimentos da juventude que apoiam a reforma e a consulta popular por meio de plebiscito.

Desde as manifestações de rua em diversas cidades no país em junho e julho de 2013, a presidente tem defendido que haja a reforma política no país. Ao longo do período eleitoral, Dilma tem dito também que esta é a "mãe de todas as reformas".

Em 2 de julho do ano passado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o vice-presidente da República, Michel Temer, entregaram aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mensagem da presidente Dilma propondo a convocação de um plebiscito para a reforma política.

A presidente defende que sejam analisados por meio de plebiscito os seguintes aspectos: financiamento público ou privado de campanha; sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital); manutenção ou não da suplência para senador; fim ou não do voto secreto em deliberações do Congresso; e manutenção ou não de coligações partidárias proporcionais.

Com apoio do PT e do PC do B, um grupo formado por representantes de 402 entidades buscou assinaturas para pedir a convocação de um plebiscito em que a população decida se quer ou não a formação de uma assembleia constituinte para implementar uma reforma política, com mudança nas regras eleitorais em vigor no país. (G1)


Publicado por: Daniel Campos - 13/10/2014 - 23:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   

  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.66/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.7/5 (35 votos)

 

 

COMENTÁRIOS