Daniel no Rádio




Dinamarquesa acusada de sequestro é deportada com os filhos

A dinamarquesa Angelina Maalue Avalon Mathiesen foi deportada, junto com os dois filhos pequenos, para seu país de origem com apoio da Polícia Federal no Recife. Angelina teria saído ilegalmente de seu país em 2016, com as crianças. A deportação, divulgada nesta segunda-feira (9), ocorreu na última sexta (6), e parte de uma decisão da Justiça Federal em cumprimento à Convenção de Haia, de 1980, que assegura o retorno imediato de crianças ilicitamente transferidas.

Angelina é mãe de uma menina e um menino, de idades não divulgadas, filhos de pais diferentes. Ela e uma amiga também dinamarquesa, identificada apenas como Lisbeth, disseram ter fugido para o Brasil por se sentirem desamparadas pela lei dinamarquesa. Segundo a PF, Angelina alegou que os pais das crianças as espancavam e abusavam, mas essas acusações não foram confirmadas na Dinamarca. Angelina pediu refúgio no Brasil, mas não foi concedido. Já Lisbeth voltou espontaneamente à Dinamarca. Ainda segundo a PF, Angelina responderá como sequestro de menores no seu país.

Fuga
Angelina e Lisbeth atravessaram vários países da Europa, de avião e carro, até chegar ao Brasil. Lisbeth saiu primeiro da Dinamarca, em julho de 2015, foi de avião para Viena, passou pela República Dominicana, seguiu até o Peru e, por fim, até o Acre, por onde entrou no Brasil. Já Angelina fugiu depois, em março de 2016. Cruzou o Oceano Atlântico até a Guiana e, de lá, por Roraima. Se encontraram em Manaus e decidiram ir juntas para Belém do Pará - a viagem foi feita de barco e durou cinco dias.

As duas mulheres se estabeleceram na ilha de Mosqueiro, localizada a 72 km de Belém, um balneário com 28 mil habitantes. O refúgio delas foi na praia de Marauh, em uma pousada de frente para o rio, onde se identificaram como holandesas, disseram que eram irmãs, e que vieram ao Brasil escrever um livro. (FolhaPE)


Publicado por: Daniel Campos - 09/10/2017 - 15:15:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   

  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 3.60/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3.6/5 (15 votos)

 

 

COMENTÁRIOS