Daniel no Rádio



Esta sexta é dia de parar e observar a Lua Azul

Um apelido curioso: Lua Azul. Isso mesmo, mas não pense que ela vai ficar com cor azulada. A expressão foi dada há pelo menos 400 anos e é utilizada quando acontecem duas luas cheias no mês. Nesta sexta-feira (31), a segunda lua cheia vai ganhar o céu. A primeira ocorreu no dia 2 de julho. Os contempladores poderão observar o fenômeno em qualquer lugar. Porém, o mais indicado são em ambientes escuros ou com pouca luminosidade. Observatórios, praia e até mesmo a varanda do seu apartamento podem ser bons lugares para observar o fenômeno, que fenômeno ocorre de três em três anos. Só voltará a acontecer em janeiro de 2018. A última Lua azul ocorreu no dia 31 de agosto de 2012.

O astrofísico e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), Antônio Carlos Miranda, explicou que o momento é bastante importante. "Quando acontece algo desse tipo desperta a curiosidade das pessoas, elas passam a contemplar o céu, refletem sobre o conhecimento científico, procuram mais respostas sobre a constelação e até estudam o assunto", disse.

Segundo o Coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Alexandre Evangelista da Silva, a lua vai estar mais próxima da terra, cerca de 20 quilômetros. "A lua não aparece igual em todos os lugares. À medida que ela gira em torno da terra, sua posição provoca mudança na área que esta iluminada ou escura", disse. Ele também ressaltou que neste período ela fica mais brilhante, o que acaba atraindo mais a atenção das pessoas. O Observatório Astronômico do Alto da Sé é aberto para visitação de terça a domingo, das 16h às 20h. (Folha de Pernambuco)


Publicado por: Daniel Campos - 31/07/2015 - 19:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   

  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 1.76/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1.8/5 (51 votos)

 

 

COMENTÁRIOS