Daniel no Rádio



Guarda Municipal de Petrolina em ascensão

"Há pelo menos três pontos que preocupam a sociedade brasileira: Saúde, educação e segurança pública. Especificamente vamos no deter no último, devido ao alto consumo de drogas e a proliferação dos crimes que estão ligados à própria droga em si. Num contexto mais amplo esse assunto tem sido debatido e repercutido mundialmente como a maior preocupação dos governos e autoridades militares em promover a segurança das pessoas e resolução dos conflitos em convivência social. Percebemos que os números de homicídios principalmente em nossa região, nas vizinhas cidades Petrolina e Juazeiro, crescem em larga escala. Diariamente somos assaltados com fatos que nos deixa estarrecidos e com a engenhosa capacidade do ser humano em disseminar o mal com práticas monstruosas e hostilidades sem limites.

É fato, as organizações criminosas estão usando as modernas ferramentas das novas tecnologias para fraudarem nossas instituições, enriquecem ilicitamente e, quando essas ações são descobertas os somatórios desviados são exorbitantes. Milhões e milhões sendo direcionados para o bolso de quadrilhas especializadas nesse negócio tão lucrativo. O que fazer para coibir ou neutralizar tanta ousadia dos marginais? Qual o papel do Estado e como ele pode reagir ao banditismo crescente? Temos ferramentas adequadas para o enfrentamento dessa situação que causa medo, terror e insegurança ao cidadão? O que fazer para prevenir e dificultar o envolvimento dos jovens em tão precoce idade com os entorpecentes?

Tudo o que vier para agregar e somar aos demais órgãos de segurança pública de nosso país no combate à criminalidade é bem vindo. Nesse aspecto destaco o papel das Guardas Municipais que estão tendo mais oportunidade, credibilidade, visibilidade e reconhecimento como uma força auxiliar imprescindível no

gerenciamento de conflitos nos limites do seu município. Nesse cenário que se desenha a Guarda Municipal de Petrolina está apta e preparada para agir dentro dos limites e atribuições do preceito constitucional. Ao longo dos 21 anos de existência a mesma tem conquistado algumas coisas importantes, tais como: Aumento do efetivo e atualização profissional com base na matriz curricular nacional para formação dos guardas municipais em segurança pública-SENASP. Convênio com o Ministério da Justiça para concessão de verbas objetivando atualização profissional e aquisição de duas viaturas e duas motos. Convênio entre o Município de Petrolina e a Superintendência de Polícia Federal para concessão de porte de arma de fogo para todos os integrantes da instituição, dentro da legalidade. Em nível de nordeste, a Guarda Municipal de Petrolina foi pioneira em conseguir tal grandeza. Doação de arma de fogo pela própria Superintendência de Polícia Federal. Gratificação de Regime Especial de Trabalho- GRET, inerente à função. O grande sonho de ter sua sede própria, pois, durante esses anos a Guarda Municipal não tinha um local fixo, vivia como nômade, e hoje, a mesma pode usufruir de seu espaço para desenvolver seus trabalhos e missões. Gratificação de Trabalho Ostensivo-GTO, muita luta fora travada para conseguir tal êxito. Mais recentemente fora recebida do Ministério da Justiça dois Voyagens para o programa "Crack é possível vencer", duas motos, um micro-ônibus. Além disso, apoio ao projeto Guarda Mirim com aquisição de duas viaturas. Os pequeninos recebem instruções e orientações para melhoria do seu caráter transformando-os em bons cidadãos para a sociedade, auxiliando dessa forma os pais na educação dos filhos.

Ademais, os gestores anteriores contribuíram para identidade e formação da Guarda Municipal de Petrolina, entretanto, o prefeito atual Dr. Júlio Lossio tem dado mais consistência as ações da guarda, valorizando a categoria em termos salariais, inclusive a conquista da inauguração da sede própria como já foi dito anteriormente, e a questão da GTO, um sonho antigo, sendo equiparada ao Guarda de Trânsito. Nem precisa rasgar elogios ao prefeito apenas enxergar seus grandiosos gestos com os Guardas Municipais e demais servidores do município. Quando foi que alguém do próprio quadro da Guarda Municipal fora colocado como secretário da pasta? Creio que daqui para frente muita coisa virá da parte do governo federal porque as Guardas Municipais no país estão em fase de ascensão e pode desempenhar um papel fundamental na defesa dos interesses do país concernente à segurança pública. Sem dúvidas, as Guardas de todo o Brasil terão mais investimentos e maior abrangência em suas atribuições em face da atual conjuntura e crise do momento.

No próximo artigo falaremos dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Guarda Municipal de Petrolina. "

Antonio Damião Oliveira da Silva


Publicado por: Daniel Campos - 25/05/2015 - 14:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   

  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.29/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.3/5 (35 votos)

 

 

COMENTÁRIOS