Daniel no Rádio




Passeio pelo Velho Chico marca Dia Nacional do Turismo em Petrolina

Música, frutas regionais e um passeio pelas extensões do São Francisco. Assim foi a tarde desta quinta-feira (27) para cerca de 90 estudantes de turismo do município de Petrolina. Um passeio cultural a bordo da "Barca Rio dos Currais" comemorou o "Dia Mundial do Turismo". A iniciativa é da Coordenação do Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Secretaria Municipal de Turismo e o Sebrae.

Para o coordenador do curso de Turismo da Facape, Sérgio Barreto, o passeio tem o objetivo de resgatar o potencial histórico do Vale. "Temos muitas belezas naturais que devem ser exploradas e esse passeio estimula aos alunos a conhecerem ainda mais as riquezas de nossa região, seja pelo potencial histórico e cultural, principalmente das navegações, seja pelas opções de lazer que temos", explicou Sérgio. O coordenador explicou ainda como esses alunos são estimulados a conhecerem o histórico da navegação da região. "Esse passeio foi idealizado na disciplina 'Meios de Transporte' e os próprios alunos se empenham em realizar o evento, pois eles sabem como é importante conhecer a nossa história", disse.

A aluna de Turismo da Facape e organizadora do passeio, Leiliane Nunes, ressaltou a importância do momento cultural. "Procuramos nos reunir com estudantes de Turismo de outras instituições como Sest Senat e nossos amigos da Faculdade Aberta a Terceira Idade. Assim podemos discutir melhorias para o turismo local e explorar o que já temos de atraente em nossa região", contou. A estudante falou ainda dos atrativos da região e geração de renda através do turismo local. "O nosso rio gera muita renda com as barcas que fazem passeios mostrando as belezas do nosso rio como as nossas ilhas por exemplo. Temos também a fruticultura irrigada e a produção de vinhos. Nosso patrimônio cultural também imenso. Temos o Nego e a Mãe d'água que são símbolos da valorização local", enalteceu Leiliane.

Segundo a Secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista, o turismo tem crescido bastante nos últimos anos. "O turismo cresceu 33,4% em dois anos e isso significa que o nosso atrativo quanto ao lazer está em alta. Antes as pessoas vinham à nossa cidade e ficavam apenas dois dias, que era o tempo de fazerem negócio e irem embora. Hoje eles passam cerca de uma semana e os hotéis se mantém com ocupação de 80%, número inédito na história de Petrolina, explicou a Secretária.

Além do passeio, ocorreu também uma mesa redonda na quarta-feira (26) sobre os aspectos estruturais do turismo no município visando a copa do mundo de 2014 no auditório do Sebrae com a participação de alunos da Facape, Sest Senat e profissionais da área. Da Ascom/PMP.


Publicado por: Daniel Campos - 28/09/2012 - 11:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   

  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.80/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.8/5 (46 votos)

 

 

COMENTÁRIOS