Daniel no Rádio




Pesquisadores internacionais lançam no Recife programa de enfrentamento ao zika na América Latina

Com investimento de 11,5 milhões de euros (cerca de R$ 45 milhões), foi lançado no Recife o ZikaPlan - Rede de Enfrentamento ao Zika da América Latina. O projeto foi divulgado por 25 institutos de pesquisa da área de saúde pública da América Latina, América do Norte, África, Ásia e Europa, que se reuniram, no início da manhã desta sexta-feira (21), na Universidade de Pernambuco, em Santo Amaro. Além do Brasil, há 11 nações que participam da ação: Suécia, Bélgica, Holanda, França, Colômbia, Cuba, Senegal, Suíça, Coréia, Reino Unido e Estados Unidos

Com o objetivo de melhor compreender a doença, prevenir sua disseminação e educar a população afetada com o surto do zika, a iniciativa global foi criada a partir da chamada do fundo de investimento em pesquisas Horizon 2020, da Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia. O projeto também tem o intuito de construir uma capacidade de resposta sustentável, na América Latina, a outras doenças infecciosas emergentes.

Segundo a especialista Laura Rodrigues, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, do Reino Unido, há 27 iniciativas mundiais para confecção da vacina contra o Zika. De acordo com o presidente do Instituto Butantã, Jorge Kalil, há estudos relacionados à vacina, que já vem sendo preparada pelo Instituto Nacional de Saúde (ING) dos Estados Unidos pelo ING. O pesquisador informou, ainda, que em 2017 deve ser iniciado o teste da medicação na população. A previsão do gestor é de que a versão final da vacina seja concluída em dois anos.

"É muito difícil falarmos em data. O que estamos tentando fazer é cortar todos os tempos. Mas sempre com muita segurança. Não podemos jamais colocar em risco qualquer pessoa da população. No ano passado eu disse que sairiam em 3 anos agora eu digo 2 anos se as coisas continuarem evoluindo com a velocidade que estamos vendo. ", avaliou Kalil. (FolhaPE)


Publicado por: Daniel Campos - 21/10/2010 - 22:00:00

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   

  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 1.14/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1.1/5 (7 votos)

 

 

COMENTÁRIOS