Daniel no Rádio



Petrolina leva mercado do enoturismo a agricultores familiares

O principal objetivo do governo municipal ao criar a Secretaria de Ciência e Tecnologia foi levar ao pequeno agricultor (familiar) acesso a informações, antes destinadas apenas ao grande empreendedor. De acordo com o secretário Newton Matsumoto, o Vale do São Francisco, é conhecido mundialmente por ser altamente técnico, através do Agronegócio e da Fruticultura Irrigada. "Mas o prefeito Julio Lossio queria oferecer essa tecnologia aos que tinham menos condições de acesso, que acabam ficando a margem das novidades. E para tanto criou e implantou a Secretaria de Ciência e Tecnologia", explicou Matsumoto.

Ainda segundo, Newton Matsumoto, a secretaria tem cumprindo seu papel, criando meios de acesso a informações e buscando parceiros para implantação de projetos para os pequenos agricultores, conforme orientação do prefeito Julio Lossio. "Um exemplo palpável é a implantação do segundo projeto de uva, desta vez para os agricultores familiares da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiar do Assentamento Mandacaru (AAFAN), que envolve o enoturismo. Conseguimos implantar um projeto que associa e viabiliza a econômica e o turismo, através da uva rústica".

Para Osaneide Gomes, vice-presidente da AAFAN, a implantação da uva orgânica vai trazer uma melhor qualidade de vida para as famílias dos assentados do Mandacaru, "pois além de implantar o programa a prefeitura vai nos ensinar a manusear a uva, que vai ser transformada em suco, vinho colonial, geleia, e ainda no futuro vamos poder replicar para outras famílias", comentou entusiasmada.

Seguindo o projeto original o secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, vai prestar consultoria as 12 familiais envolvidas e durante um ano, época que inicia a primeira colheita, uma vez por mês os envolvidos terão um dia de campo, com dicas praticas de como trabalhar no parreiral. "Está dentro do projeto, ensinar o manuseio. A orientação do prefeito Julio Lossio é fazer com que os produtores passem por esse processo de aprendizado e no futuro cuidem de suas propriedades e se estabilizem no negócio", concluiu. (Ascom)


Publicado por: Daniel Campos - 16/07/2015 - 08:46:10

 


Comentários(0)  Imprimir  Compartilhar   

  
Gostou dessa matéria?
  • Currently 2.59/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2.6/5 (46 votos)

 

 

COMENTÁRIOS